Pergunta-se, por vezes, como encontrar certo texto.
Se o artigo for da Revista JULGAR Online, a resposta é dupla: (1) em julgar.pt (para além de alguns melhoramentos e correções previstos para 2019) estão todos publicados por ordem cronológica e, do lado direito da página, é possível pesquisar por data e por autor; (2) 3 ou 4 vezes por ano, a Direção Nacional da ASJP, a pedido da Revista, envia a todos os associados, por correio eletrónico, a lista das publicações da JULGAR Online desde a divulgação anterior (a última mensagem foi remetida em 23/12/2018) e, nessa mensagem, segue, como anexo, uma lista de todos os artigos publicados desde 2009, organizados por grandes áreas temáticas (prevê-se que, em 2019, passará também a ser disponibilizada na página da revista).
A resposta tem sido mais difícil por referência à revista em papel, notando-se a falta de um índice de artigos por grandes temas. Propus-me, em 2018, suprir essa falta. O resultado pode ser encontrado logo após estas linhas: um índice completo dos 423 artigos publicados na JULGAR em papel, por grandes áreas temáticas, entre os números 1 e 37, que não dispensa alguns esclarecimentos e advertências.
Misturam-se as grafias anteriores e posteriores ao acordo ortográfico de 1990, mantendo os títulos tal como foram publicados (tem sido respeitada, até agora, a opção dos autores relativamente à escrita conforme às regras daquele acordo).
O trabalho de organização do índice foi manual, portanto humano, portanto sujeito a erros e lapsos, pelos quais sou o único responsável. De todo o modo, a arrumação é, como se compreenderá, meramente tendencial: muitos artigos inserem-se facilmente em mais do que um “grande tema” e, para evitar repetições que tornariam a consulta menos prática, cada um deles foi associado a uma só categoria, que se entendeu ser “a principal”, numa apreciação feita (há que reconhecê-lo) apenas a partir do respetivo fumus.