O autor Mário (Menahem) Klein é juiz no Distrito de Telavive. Tendo nascido no Brasil onde passou a infância e a adolescência, foi-lhe possível elaborar este artigo directamente na nossa língua.
No artigo é feita uma abordagem genérica do sistema jurídico israelita com as peculiaridades próprias do país sendo ainda abordada a situação particular relativa às minorias árabes.
A feliz circunstância de existir um eminente juiz de Israel, já com obra publicada, que conhece a nossa língua permitirá aos leitores da JULGAR ter acesso, ainda que meramente iniciático, a uma realidade jurídica tão complexa e multifacetada como a israelita.
Agradeço o convite que me foi feito para escrever um artigo jurídico a esta honrada revista da Associação Sindical dos Juízes de Portugal.
Pelo que li até agora nas revistas que recebi é uma revista muito conceituada e é uma honra para mim escrever, depois de tantos anos, estas palavras em português.
Agradeço principalmente aos juízes JOSE IGREJA MATOS e SERGIO CALHEIROS DA GAMA com quem tive um imenso prazer de privar, profissionalmente, no último congresso mundial da União Internacional de Magistrados.
O meu artigo será dividido em duas partes: a primeira tratará do sistema legal Israelita em geral e na segunda parte discorrerei em particular sobre os direitos das minorias árabes em Israel.